top of page

Sistemas de bombeamento de água em enchentes e alagamentos

Antes comumente restritos ao verão, os episódios de enchentes e alagamentos têm acontecido em diversas épocas do ano e em muitas cidades brasileiras. Esses incidentes geralmente trazem uma série de consequências, desde problemas no tráfego urbano, alagamento de residências e estabelecimentos comerciais, transbordamento de esgoto, proliferação de doenças, e até mesmo ferimentos e mortes.

Uma alternativa aos órgãos responsáveis por mitigar os danos causados, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, é bombear o excesso de água para pontos menos críticos. Os sistemas de bombeamento para esta operação devem atender a alguns pontos, como capacidade de recalque, alta vazão e capacidade de manipulação de sólidos.

Exemplos de equipamentos para esse tipo de atendimento são as bombas de transferência Selwood, empresa britânica referência mundial em soluções de bombeamento. As bombas Selwood das séries D (bombas de alta vazão), H (para operações com grande altura de descarga) e S (bombas com excelente manipulação de sólidos) são autoescorvantes com motorização a diesel e realizam o bombeamento de fluídos com sólidos, tais como lama, esgoto, etc, sendo ideais para combate a enchentes. Outra vantagem dessas bombas é a disponibilidade para locação.

Manaus Submerso Em Águas

Bomba de transferência em operação de combate a enchente em Manaus

BOMBEAMENTO DE ÁGUAS DE ENCHENTE EM MANAUS

Em 2009, o estado do Amazonas sofreu uma enchente histórica, com vários bairros alagados. Em virtude disso, o Subcomando da Defesa Civil do Estado do Amazonas utilizou bombas Série S para drenagem de águas estagnadas, operando com vazão média de 560 m³/h.

O Comando da Defesa Civil ficou bastante impressionado com a performance dos equipamentos utilizados na operação, bem como o nível técnico dos profissionais que ali estiveram.

No Brasil, as bombas Selwood são comercializadas há mais de 25 anos pelas empresas aLBriggs e aQuamec, sendo a aQuamec a responsável pelo centro de distribuição para toda a América Latina, oferecendo uma linha completa de bombas para transferência de água, efluentes, e outros fluídos de diversas viscosidades. Entre os setores atendidos, destacam-se Óleo e Gás, Saneamento, Construção Civil, Indústrias, entre outros.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page