top of page

Unidade compressora de gás para estação de tratamento de esgoto

Uma grande concessionária de água e esgoto enfrentava problemas operacionais e eletromecânicos, incluindo automação, no sistema de compressão de gases localizado em sua ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Essa ineficiência ocorreu devido ao longo período de operação e desgaste acentuado nos sistemas de compressão, o que ocasionou paradas constantes. Com isso, ocorreu o assoreamento dos volumes descartados nos digestores inoperantes, acarretando em mais problemas e, consequentemente, ampliando os custos de operação e manutenção do sistema.

Nesse contexto, o equipamento com falha necessitou ser substituído e a concessionária adquiriu uma unidade do compressor de ar RF / RFL, da italiana Mapro, representada no Brasil pela aQuamec. Além do compressor, utilizado para homogeneizar os gases no digestor, o fornecimento englobou uma cabine acústica e um pórtico interno giratório para movimentação do compressor em eventuais manutenções, ambos em AISI 304.

Instalação do compressor

Os compressores de ar da linha RF / RFL são utilizados para compressão de gases combustíveis, tais como gás natural e biogás, e foram concebidos de acordo com a diretiva ATEX 2014/34/EU, para atmosferas potencialmente explosivas. As principais características construtivas desse equipamento são:

  • Carcaça (estator e cabeças) em ferro fundido, rotor em aço carbono, palhetas em plástico laminado não faiscante;

  • Vedação entre estator, cabeçotes e tampas por juntas e/ou anéis de vedação;

  • Vedações mecânicas simples ou duplas, dependendo da pressão de descarga operacional; para o selo mecânico duplo, o sistema de lubrificação próprio do compressor é usado como barreira de fluído;

  • Acoplamento flexível, sem contato metal-metal entre a transmissão e as peças acionadas, em caso de falha dos pinos de acoplamento; proteção de acionamento de segurança feita de metal à prova de faíscas;

  • Tipo de proteção "D" motores elétricos à prova de explosão, com marcação específica Ex 112 G, marcação adicional Ex-d 118 TJ.

Ajustes finais da instalação

Os compressores de ar compõem o amplo portfólio da aQuamec de tecnologias internacionais dedicadas a atender às mais diversas demandas de seus clientes em todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso.

TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Compressores e sopradores será um dos temas do “Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas para o Tratamento de Águas e Efluentes”, que reunirá especialistas internacionais. O evento acontecerá nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, entre os dias 11 e 18 de março e será dirigido a profissionais de concessionárias públicas e privadas no setor de saneamento. Os convidados deverão solicitar sua inscrição no site https://www.aquamecbrasil.com.br/roadshow, onde também estão disponíveis as datas, os locais e outras informações.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page